10 Benefícios do Cacau para sua saúde

CACAUCACAU TRAZ INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E AINDA MELHORA O HUMOR E COMBATE O COLESTEROL.

Considerado um dos alimentos funcionais mais importantes, os grãos de cacau são conhecidos por terem mais de 300 compostos saudáveis. Algumas delas incluem, feniletilamina, teobromina, e muitos polifenóis, como flavonóides.      O cacau contêm também muitas vitaminas e minerais, como o Potássio e Cobre, que ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, o Ferro, que transporta oxigênio através do corpo, Cálcio e o Magnésio que são necessários para que todos os principais órgãos funcionem corretamente. O Cacau é também anti-inflamatório, anti-alérgico e um anti-cancerígeno natural. Melhora o humor e combate a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.

  1. Prevenir trombose, devido à presença de flavonol;
  2. Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
  3. Prevenir aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
  4. Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
  5. Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
  6. Prevenir problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
  7. Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
  8. Ajuda a regular o intestino porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
  9. Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue.

Benefícios do cacau na Perda de Peso: Pesquisas mostram que os polifenóis do cacau podem melhorar a sensibilidade à insulina. Os cientistas estão estudando a relação entre a obesidade e uma condição conhecida como síndrome de resistência à insulina. O aumento da sensibilidade à insulina, a partir do grãos do cacau ou do Chocolate escuro por exemplo, podem apoiar os esforços na perda de peso. Ainda mais, os anti-depressivos naturais encontrados nos grãos do cacau podem tornar mais fácil para as pessoas a permanecer em suas dietas.

O cacau é uma fonte de energia: Os grãos de cacau ajudam a reduzir a ansiedade, promovendo, simultaneamente, o estado de alerta. Uma xícara de cacau pode fornecer a mesma energia que uma xícara de café.

cacau é um Antidepressivo: Os grãos do cacau são considerados um anti-depressivo natural. Estes grãos contêm dopamina, feniletilamina (PEA) e serotonina, os quais são usados para promover a saúde mental e um bom humor. Além disso, estes grãos também contêm inibidores da monoamina oxidase e aminoácido triptofano. Inibidores da monoamina oxidase (MOA) trabalham para manter a dopamina e serotonina na corrente sanguínea por mais tempo, o que poderia aliviar a depressão e promover a sensação de bem-estar. O triptofano é importante na produção do corpo de serotonina.

Benefícios do Cacau Para Cérebro: De acordo com estudos realizados, O cacau pode ajudar a pensar melhor também. Os flavonóides aumentam o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. Uma vez que a demência é causada por um fluxo reduzido de sangue ao cérebro.

Benefícios do Cacau Para a Estética: O cacau contêm algumas substâncias como o retinol, ácido ascórbico e as Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, a polpa do cacau se tornou uma grande aliada da indústria da beleza. O alimento é utilizado em máscaras que ajudam a promover a hidratação e oxigenação da pele. O ácido presente na polpa do cacau realiza uma leve esfoliação, eliminando as células mortas e suavizando as linhas finas.

Cacau é uma excelente fonte de Antioxidantes: O Cacau contém a maior concentração de antioxidantes de qualquer alimento. Os antioxidantes ajudam a apoiar o seu sistema imunológico, podem prevenir câncer e doenças do coração, e retardar o processo de envelhecimento.

Benefícios do Cacau Para a asma brônquica: Cacau contém xantina e teofilina, que ajuda a relaxar espasmos bronquiais e abertura brônquios constrição. Isso facilita um fluxo fácil de ar e é valioso na cura de várias alergias, inclusive a asma e falta de ar. O consumo de cacau, portanto, ajuda no alívio da asma brônquica.

O cacau ajuda a dar mais qualidade aos fluídos sexuais por causa da concentração de zinco. O triptofano, que é um precursor da serotonina, também é um aliado na proteção da vagina contra corrimentos, no aumento da lubrificação feminina e no alívio das dores e sintomas da TPM. O indicado é comer de 20 a 30 gramas por dia. Dê preferência para o chocolate meio amargo ou 70% cacau.

O cacau também é indicado para os atletas. Na Universidade do Texas, também nos Estados Unidos, pesquisadores concluíram que leite com chocolate pode fazer milagres quando o assunto é recuperar o corpo de uma atividade. Os carboidratos e proteínas são os responsáveis por esse benefício.

E mais: o cacau está relacionado com o aumento de energia e resistência durante atividades físicas. A anandamina, uma endorfina natural que o corpo produz após atividades físicas, também conhecida como “felicidade química”, só é encontrada no cacau.

É na versão chocolate que o cacau se apresenta na sua forma mais conhecida e atraente. No entanto, ele também pode ser consumido em pó ou em polpa. Em pó, é utilizado em diversas preparações culinárias – incluindo a bebida sugerida para os atletas -, sendo bem mais nutritivo e contendo menos gordura e açúcar do que o chocolate em pó ou o achocolatado. Com a polpa pode-se preparar sucos, geleias, vinhos, vinagres, iogurtes, doces e sorvetes.

Para os viciados em chocolate, o amargo traz mais benefícios à saúde porque é feito com cacau puro e sem a gordura do leite. Então, dê preferências àqueles com mais de 70% cacau. Aí, sim, você terá todos os benefícios para a saúde. É recomendado ficar longe do chocolate ao leite e do branco que têm maior concentração de açúcar e gordura saturada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *