Respiração na atividade física

 ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA RESPIRAÇÃO ADEQUADA DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA

     Todo mundo sabe que RESPIRAR pelo nariz geralmente é melhor porque o ar entra quente e úmido no pulmão, além de ser filtrado pelos cílios das narinas. No entanto, durante a ATIVIDADE FÍSICA, o corpo precisa de uma VENTILAÇÃO maior, especialmente nos EXERCÍCIOS MAIS INTENSOS e, por isso, a RESPIRAÇÃO precisa ser adequada.

Como a NECESSIDADE de ventilação é maior durante o MOVIMENTO, muitas vezes o nariz não é capaz de atendê-la sozinho – por isso, muita gente costuma abrir a boca para respirar e, de acordo com os médicos, isso é normal e não chega a trazer problema. Inclusive, a respiração também pela boca ao se exercitar é essencial para garantir conforto durante a atividade. Caso a pessoa não respire do jeito certo na hora do exercício, ela pode começar a sentir aquela dor ou desconforto.

IMG_9169  Na MUSCULAÇÃO, por exemplo, o correto é expirar no momento do ESFORÇO e inspirar no retorno. Quando a pessoa expira, os músculos abdominais se contraem e garantem maior sustentação do corpo para a realização do movimento. Nesse caso, respirar do jeito errado ou ao contrário pode não só provocar dor e desconforto, mas também prejudicar o exercício, pois provavelmente você não vai desempenhá-lo com sua capacidade máxima. Já nos EXERCÍCIOS AERÓBICOS, como o KANGOO JUMPS e a CORRIDA, não existe uma regra para respirar. Muitas pessoas acreditam que é preciso inspirar pelo nariz e soltar pela boca, mas na verdade, isso varia de acordo com o ritmo do exercício. No começo, por exemplo, a pessoa pode até conseguir respirar dessa maneira, mas quando o tempo passa, mesmo mantendo o mesmo ritmo, a intensidade do movimento aumenta por causa do esforço físico e o corpo pede mais ventilação. Nessa hora, a respiração pela boca se torna fundamental para suprir a necessidade de uma maior quantidade de ar.
dor lateral     Ficar preso a um modelo de respirar pode causar uma falta de COORDENAÇÃO e causar aquela dor lateral que muita gente reclama e que carinhosamente chamamos de “FACADA DO JACK”, além de cansar mais rápido ou até muitas vezes frustrar o praticante, pois ele não se sente apto a realizar a atividade. Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, essa dor é provocada por uma espécie de câimbra do diafragma, causada pela maneira inadequada de respirar. Além de ficar preso a um modelo só respiração, outra causa dessa dor é conversar durante o exercício.
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Giane Melo Pellucci, Educadora Física e professora do Studio Kangoo 

 

#DicaDaGi:

=> Para evitar a “Facada do Jack”, procure NÃO CONVERSAR durante o treino aeróbico, principalmente, e RESPEITAR A NECESSIDADE DO CORPO. Até porque, se você está realizando a atividade e tendo condições de conversar ao mesmo tempo, é um sinal de que você não está dedicando o seu máximo.

=> Procure controlar sua respiração cuidando para que não faça apneia (trancar a respiração) durante o exercício, nem a “respiração cachorrinho” (respiração acelerada), pois em ambas você inibe a capacidade máxima de expansão dos pulmões e contrai o diafragma, causando desconforto e cansaço.

=> Felizmente, pra encontrar a melhor forma pra VOCÊ respirar, é treinando, fazendo assim com que você vai se conhecer, CONHECER SEUS LIMITES e logo SUPERÁ-LOS.

Algumas pessoas costumam, ainda, usar expansores nasais, que são aqueles adesivos colados no nariz, pois facilitam a entrada de ar durante o exercício, o que aumenta o conforto na hora de se exercitar. Mas especialistas alertam que eles não melhoram o desempenho, apenas tornam mais fácil a execução da atividade. Em outras palavras, fazem o trabalho que o seu corpo deveria fazer e não te trazem o devido benefício, e “maquiar” a performance, nunca é a melhor forma, pois não te traz os devidos resultados.

Um grande beijo, Gi!

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